146 anos de Santos Dumont

Nos dias 20 e 21 de julho o Verde Oliva participou de um grande evento no Museu Aeroespacial para comemorar o aniversário de 146 anos de Santos Dumont.

Os visitantes foram recebidos com uma programação especial, que contou com várias atrações, entre elas: exposição do Acervo Histórico do MUSAL, visitação às aeronaves, demonstrações aéreas, balonismo, exposição de ultraleves, aeromodelismo, oficinas infantis, demonstrações operacionais e paraquedismo, além de praças de alimentação e shows musicais e até a oportunidade de adotar um animalzinho de estimação. Além disso, o público foi convidado a levar 1kg de alimento não-perecível para ser doado ao Instituto Casa Viva, uma Organização que atua em atendimento às necessidades da população mais carente.

A participação do Verde Oliva só foi possível graças a uma parceria muito bacana feita com a AMAERO – Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial, uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade prestar apoio ao Museu Aeroespacial, promovendo o aprimoramento e o desenvolvimento de suas atividades e difundindo suas ações junto ao público geral. Muito obrigado AMAERO!

Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido na Fazenda Cabangu, Palmira, atual Santos Dumont (MG), em 20 de julho de 1873, dedicou sua vida à aviação. De 1889 a 1909, planejou, construiu e experimentou mais de duas dezenas de invenções entre balões livres, dirigíveis e aviões.

Em 4 nov 1984, Santos-Dumont foi consagrado como patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas valiosas e pioneiras contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca seu grande feito de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, que inventara e construíra, o avião 14-Bis. Na tarde de 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, frente a um público numeroso, arrebatou, com um voo de 70 metros, a Taça Archedeacon, destinada a quem voasse mais de 25 metros. Foi o responsável por iniciar a Era da Aviação Mundial com o seu avião Demoiselle nº 20, cujo modelo difundiu-se mundialmente e no qual todo o mundo iniciou a voar.

Fonte: Museu Aeroespacial

Rafael Nunes
Últimos posts por Rafael Nunes (exibir todos)