No último domingo, 03/07, o Grupo Histórico Verde Oliva visitou o Forte de Copacabana para celebrar o centenário da Revolta dos 18 do Forte, um movimento político-militar, considerado o primeiro grande marco do movimento tenentista.
A revolta iniciou em 5 de julho de 1922, com tenentes do Exército Brasileiro que se organizaram em oposição ao governo recém-empossado de Artur Bernardes e ao processo eleitoral vigente. O movimento foi liderado pelo tenente-coronel Euclides Hermes da Fonseca, filho do Marechal Hermes da Fonseca.
Os rebeldes bombardearam vários polos militares, como o Quartel General e o Arsenal de Marinha. Contudo, após os combates, as forças do governo dominaram a sublevação, restando apenas o Forte de Copacabana, sobrando 29 revoltosos dentro do Forte de Copacabana, e com a prisão de Euclides Hermes, que saiu para negociar com seus opositores, restaram 28.
Munidos de fuzis e revólveres, esses oficiais decidiram prosseguir e saíram em marcha pela avenida Atlântica para enfrentar as tropas do governo, no trajeto receberam a adesão de um civil, Otávio Correia, e a desistência de alguns dos militares.
Os últimos 18 revoltosos marcharam em meio ao tiroteio. Apenas dois deles sobreviveram: os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes, importantes personagens nas décadas seguintes.
- Comemoração dos 151 anos de Santos Dumont - 22 de julho de 2024
- Inauguração da placa em homenagem aos 80 anos do embarque da FEB - 2 de julho de 2024
- Grande Jogo Escoteiro 2024 - 13 de junho de 2024