A questão sobre quantos veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) estão vivos ainda é uma pergunta difícil de ser respondida. Há estimativas vagas, mas é preciso identificar e localizar estes veteranos, não apenas para fortalecer uma rede de assistência, mas também ajuda na preservação destas últimas memórias, possibilitando entrevistas, convites para solenidades e as tão merecidas homenagens a que fazem jus, neste reconhecimento tardio.
Por isso a Casa da FEB, em 01/04/2020, uma pesquisa com múltiplas fontes físicas e digitais e com variados apoiadores, que teve como primeira missão tentar preencher esta lacuna no ano do 75º aniversário da Vitória Aliada na Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais sobre este projeto e como colaborar:
Este é um trabalho coletivo, voluntário e em constante atualização, incompleto e imperfeito, parcial, pesquisa em andamento. As informações aqui apresentadas foram fornecidas pelas diversas seções regionais da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) e da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB), além de algumas organizações militares, variados historiadores, pesquisadores independentes, familiares de veteranos e postagens localizadas na imprensa e nas redes sociais.
Caso você tenha informações sobre outros veteranos da FEB ou possa retificar alguma informação incorreta nestas listagens, por favor, entre em contato com o WhatsApp (21) 97612-8765 com os seguintes dados mínimos:
Nome completo
Posto e unidade na FEB
Data de nascimento
Cidade onde nasceu e onde reside