56 anos de ANVFEB

No dia 18 de julho, a ANVFEB comemorou seu aniversário de 56 anos com a solenidade: “ANVFEB: Presente, passado e futuro”, na Casa da FEB, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, também houve uma homenagem ao Clube Militar, a imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes, homenagem do Consulado Geral da Federação da Rússia – Medalha “Na luta contra o nazi-fascismo,
estivemos juntos”, inauguração da vitrine da história da ANVFEB e, para o encerramento, um coquetel de confraternização com direito a bolo de aniversário.

A Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) nasceu, originalmente, de uma dissidência da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB), que foi a primeira entidade do gênero,
fundada ainda em 01/10/1945.

Pela mistura das razões da época, esses veteranos dissidentes fundam em 16/07/1963, aniversário de 19 anos do desembarque das primeiras tropas brasileiras em solo italiano, o Clube dos Veteranos da Campanha da Itália (CVCI). O Clube recebe como doação, em regime de comodato, do então Governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, um terreno com um antigo sobrado localizado na Rua das Marrecas, número 35, no Centro do Rio de Janeiro. Ali passa a funcionar.

Com uma revisão estatutária em 03/07/1969, o Clube passa a chamar-se Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (AVEFEB). Dois anos depois, com a proposta de criar seções regionais espalhadas pelas cidades do Brasil, é feita nova modificação e reforma-se o estatuto, em 30/11/1971, adotando o definitivo nome de Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB).

A entidade foi declarada “de utilidade pública” em nível estadual pela Lei nº 749 do Estado da Guanabara, de 28 de janeiro de 1965, e em nível nacional pelo Decreto nº 91.904, de 12 de novembro de 1985.

A Associação sempre esteve funcionando no mesmo local histórico.

Rafael Nunes
Últimos posts por Rafael Nunes (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.